NAS ÁGUAS DE DEUS


 

NAS ÁGUAS DE DEUS


2 Rs 5.1-18
NAAMÃ NÃO PERDEU SUA OPORTUNIDADE
I – QUEM ERA NAAMÃ?
1.GRANDE DIANTE DE SEU REI – Em Gn 10.8 – diz que Ninrode começou a ser poderoso na terra. Mas devemos ser grandes para o Senhor – Jl 3.9, “Proclamai isto entre as nações: Preparai a guerra, suscitai os valentes. Cheguem-se todos os homens de guerra, subam eles todos”.
2.CONCEITUADO – Talvez neste momento Jesus tenha sido julgado por não atender logo aquele homem, e pensaram: -“Ah, se fosse o servo de um centurião logo atenderia, se fosse à filha de Jairo imediatamente, mas como é um cego”!
HOMEM QUE LIBERTOU SE POVO E O CONSAGROU NO MUNDO DA ÉPOCA – Ele nos ensina que há um tempo para todas as coisas.
3.NA PERSEVERANÇA ALCANÇAMOS A VOZ DE DEUS (V.49)
4.MAIS ERA LEPROSO!
II - FOI AO LUGAR CERTO
1.      LEPROSO MAIS ORGULHOSO – v.9, “Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu”.
 
2.      PALAVRA PROFÉTICA – v. 10, “Então este lhe mandou um mensageiro, a dizer-lhe: Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne tornará a ti, e ficarás purificado”. Em 2Cr 20.20, diz: “Pela manhã cedo se levantaram saíram ao deserto de Tecoa; ao saírem, Jeosafá pôs-se em pé e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém. Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e sereis bem sucedidos”.
 
3.      SETE MOMENTOS PARA LIBERTAÇÃO E PURIFICAÇÃO – Havia uma palavra na lei em Lv 14.7, “e o espargirá sete vezes sobre aquele que se há de purificar da lepra; então o declarará limpo, e soltará a ave viva sobre o campo aberto”.
 
Este homem precisava de Salvação, Libertação e Cura.
Vamos ler com atenção e analisar o que diz em Pv 6.16-19:
“Há seis coisas que o Senhor detesta; sim, há sete que ele abomina: (1) olhos altivos (Sl 18.27), (2) língua mentirosa (Sl 109.2), e (3) mãos que derramam sangue inocente (Is 59.7); (4) coração que maquina projetos iníquos (Sl 51.10), (5) pés que se apressam a correr para o mal (Sl 31.8); (6) testemunha falsa que profere mentiras (Pv 19.5), e (7) o que semeia contendas entre irmãos (Pv 3.30; 16.28; 28.25; 29.22)”.
1.      Transformação (V.14), curado e purificado (Ef 5.26 – “a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra”,Sl 119.164 – “Sete vezes no dia te louvo pelas tuas justas ordenanças.”.
Sl 12.6 –
“As palavras do Senhor são palavras puras, como prata refinada numa fornalha de barro, purificada sete vezes”.Mt 23.26 – “Fariseu cego! Limpa primeiro o interior do copo, para que também o exterior se torne limpo”.
 
2.      Conclusão faça como Davi em Sl 51.7 – “Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve”; pois aos quebrantados a grande promessa em Jó 5.19-23 e ainda grande bênção nos vv 24-27.
 
Paz,
Pr. Ricardo Raymundo
 


Este estudo foi visualizado 430 vez(es)