O COLECIONADOR DE LÁGRIMAS


O COLECIONADOR DE LÁGRIMAS

“Contaste os meus passos quando sofri perseguições; recolheste as minhas lágrimas no teu odre: não estão elas inscritas no teu livro?” (Sl 56.8)
Introdução
• Chorar é um verbo que todo ser humano sabe conjugar. É a primeira coisa que fazemos neste mundo; e ao morrer, deixamos chorando os nossos queridos. Então, é assim: Do berço à sepultura, da maternidade ao cemitério, as lágrimas são a nossa companhia.
• Mas as lágrimas se secam com um lenço, com o passar da mão ou com o próprio ar. Ninguém guarda lágrima… Mas neste texto da Bíblia, o salmista Davi diz que Deus guarda as nossas lágrimas: “recolheste as minhas lágrimas no teu odre”.
• Davi havia passado por um momento muito difícil na vida e vem contando isto no Salmo 56. …mas quando Davi chorou as lágrimas que deveriam ser secadas com a sua mão, elas foram guardadas por Deus! As lágrimas da pessoa fiel a Deus são guardadas num frasco. Vamos ver o que isto diz respeito as nossas vidas.
Deus Vê as Nossas Lágrimas
• Em Gn 16.7-14 encontramos a história de alguém passando por um momento de crise, é Agar.
Aqui está uma mulher esperando a morte junto com o seu filho e o texto diz assim:
“Mas o Anjo do Senhor a encontrou no deserto, perto de uma fonte que fica no caminho de Sur, e perguntou: - Agar, escrava de Sarai, de onde você vem e para onde está indo? Estou fugindo da minha dona – respondeu ela. Então o Anjo do Senhor deu a seguinte ordem: Volte para a sua dona e seja obediente a ela em tudo. E o Anjo do Senhor disse também: Eu farei que o número dos seus descendentes seja grande; eles serão tantos, que ninguém poderá contá-los. Você está grávida, e terá um filho, e porá nele o nome de Ismael, pois o Senhor Deus ouviu o seu grito de aflição. Esse filho será como um jumento selvagem; ele lutará contra todos e todos lutarão contra ele. E ele viverá longe de todos os seus parentes. [Agora, diante disso, ela, com o filho no ventre para morrer diz essa exclamação]: Então Agar deu ao Senhor este nome: “O Deus que Vê”. Isso porque ele havia falado com ela, e ela havia perguntado a si mesma: Será verdade que eu vi Aquele Que Me Vê? É por isso que esse poço, que fica entre Cades e Berede, é chamado de Poço Daquele Que Me Vê”.
• Esta é a diferença revelada na Bíblia, é o Deus que vê, é o Deus sensível que nunca está distante.
• Amado: Pode ser que em algum momento, você entrou numa dificuldade muito grande e hoje esteja fazendo esta pergunta: será que Deus se esqueceu de mim? Será que Deus virou as costas para mim num momento difícil? Será que Deus me vê?
• O sofrimento não é algo que Deus ignora, porque o Deus da Bíblia é também o Deus que sofreu que sabe o que é sofrer, o que é sentir dor (e não é por teoria, mas por experiência*). Ora, em Jesus, Deus assumiu a forma humana, e nessa condição: Vivenciou o medo, irritou-se, afligiu-se, experimentou a angústia, chorou por sua própria vida, passou por ansiedade… * “Era desprezado, e rejeitado dos homens; homem de dores, e experimentado nos sofrimentos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido”. Is 53.3,4
Deus recolhe as nossas Lágrimas
• Deus não apenas vê as nossas lágrimas, ELE RECOLHE AS NOSSAS LÁGRIMAS.
• É significativo o que Davi está dizendo: As lágrimas da pessoa obediente a Deus têm valor. Não estão no teu livro? Não estão inscritas no teu livro?
• Alguns de nós fazemos uma agenda dos nossos grandes eventos. Marcamos alguma coisa que nos aconteceu. Outro abriu um bauzinho de cartas que trocávamos quando éramos amigos e depois noivos. Estão guardados. Se revirarem uma busca nas minhas coisas, é possível que encontrem lá a nota da compra da nossa primeira geladeira que inclusive está ainda funcionando e está aqui na igreja.
• Deus guarda o que é importante, e entre estas coisas estão as nossas lágrimas. Davi está dizendo:
“As minhas lágrimas estão inscritas no teu livro. Tu anotaste”.
• De vez em quando ouvimos alguém dizer: “Deus escreve certo por linhas tortas”. Para Deus não há linhas tortas, as linhas são sempre retas, mesmo que em um determinado momento alguma coisa não possa ser explicada, Ele viu, Ele sabe, Ele não perdeu o controle.
• Por vezes o que estraga tudo não é o problema, mas a nossa reação diante do problema. Não é a crise em si (porque elas vêm sobre todos*), mas é a maneira como nos posicionamos diante da crise. * “ao qual resisti firmes na fé, sabendo que os mesmos sofrimentos estão-se cumprindo entre os vossos irmãos no mundo”. 1 Pe 5.9
• Mas saiba disto: Deus não apenas vê as nossas lágrimas, ELE AS RECOLHE!
Deus enxuga as nossas Lágrimas
• Repita: Deus vê, Deus guarda e Deus enxuga as minhas lágrimas!
• Porque se Deus só visse e dissesse: “Olha! ele está chorando!”… Isso não adiantaria muito – mas …
Deus enxuga as nossas lágrimas.
• Ap 21.4: “Ele enxugará dos olhos deles todas as lágrimas”.
• Alguém poderá dizer assim: “Espere um pouco! Pulamos do livro de Salmos (onde Davi está contando um problema) para o livro de Apocalipse (onde se diz que Deus enxugará todas as lágrimas), mas isso só no céu?”. Não! Veja o caso de José: Chorou amargamente durante um bom período de sua vida, em sua adolescência, mas, depois, José teve suas lágrimas enxugadas: Gn 41.51-52:
“José ao primogênito chamou de Manassés, pois disse: Deus me fez esquecer de todos os meus trabalhos e de toda a casa de meu pai. Ao segundo, chamou-lhe Efraim, pois disse: Deus me fez próspero na terra da minha aflição”.
• Dois filhos com duas mensagens: “Deus me fez esquecer” e “Deus me fez próspero”. As recompensas que Deus tem para dar àqueles que confiam nele são muito maiores do que os sofrimentos que enfrentamos.
• Deus tem muito mais para dar do que o mundo tem para nos afligir com dores.
“Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão. Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes.” Sl 126.5-6.
Conclusão:
VOCÊ NÃO PRECISA CHORAR SOZINHO,
DEUS ESTÁ JUNTO COM VOCÊ!
Em Jesus, Deus chorou com os homens.
Em Jesus, Deus sofreu com os homens.
Em Jesus, Deus seca as nossas lágrimas, porque muda a nossa vida.
Pr. Ricardo Raymundo


Este estudo foi visualizado 3491 vez(es)